Conheça o Programa Mais Pasto

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promovem, desde 2013, o Programa Mais Pasto, que tem por objetivo ajudar os pecuaristas com um manejo mais rentável das pastagens de gado de corte ou leite. A união entre os produtores, os centros de pesquisa, as empresas fornecedoras de insumos e a cooperativa é o diferencial do programa, que conta com profissionais presentes diretamente no campo, auxiliando os produtores.

O Programa Mais Pasto tem como objetivo geral a qualificação da produção pecuária do Estado de Alagoas, através da difusão de conhecimentos sobre utilização racional da pastagem e gestão da propriedade rural.

Veja o depoimento de quem já se beneficiou do
PROGRAMA MAIS PASTO

O que é exatamente o
Mais Pasto?

Iniciativa da Faeal e do Senar Alagoas voltada para pequenos e médios pecuaristas, o Programa Mais Pasto segue cumprindo à risca o objetivo de qualificar a produção pecuária alagoana por meio da difusão de conhecimentos sobre utilização racional da pastagem e gestão da propriedade rural.

O método inovador, que une consultoria coletiva, por meio de encontros periódicos e visitas mensais a cada propriedade rural, tem auxiliado os produtores no aproveitamento do potencial dos pastos e garantido melhoria nos resultados econômicos.

Veja mais alguns
Depoimentos

Fazenda Mandacaru

Major Izidoro - AL

Fazenda de Palma, com adubação verde de capim de fezes de animais, que garante uma melhor instabilidade de temperatura e torna o solo mais frio, deixando a Palma verde o ano todo.

Fazenda Providência

Girau do Ponciano - AL

Fazenda de criação de gado onde foram inseridas mais cercas elétricas, facilitando a passagem dos animais. Registrou também uma melhora no pasto e, consequentemente, houve o aumento também de gado.

Fazenda Varrela

São Miguel dos Campos - AL

Com as aulas do Programa Mais Pasto, os funcionários da fazenda aprenderam o momento certo de tirar os animais de um pasto, quando o capim já está numa altura adequada. Além de aprenderem, com aulas dinâmicas, outras técnicas para aplicação na propriedade.

Fazenda Sapucaia

Olho d'Água Grande - AL

O Mais Pasto ensinou o que é o pastejo rotacionado, aumentando a criação de gado na fazenda, que era de 70 animais, mas hoje tem projeção para acomodar até 500 cabeças de gado.

Como vai acontecer exatamente?

Seminário

Seminário de Mobilização e explicação do Programa

Adesão

Adesão voluntária dos produtores

Diagnóstico​

Diagnóstico das propriedades rurais

Plano​

Estabelecimento de plano de melhorias, ações e investimentos para cada propriedade

Acompanhamento​

Acompanhamento técnico mensal às propriedades, com visita de instrutor do SENAR-AL

Capacitação​

Capacitação coletiva dos proprietários, através de seminários bimestrais

Visita​

Visitas bimestrais por amostragem por parte do consultor sênior do Programa Mais Pasto

Elaboração​

Elaboração de material didático, de acordo com as necessidades e demandas levantadas na etapa de Diagnóstico, e conforme a evolução do programa determina

“O Mais Pasto, para mim, é essencial”

Aluysio Righetti, pecuarista de União dos Palmares

Um bom exemplo vem do município de União dos Palmares, a 79 quilômetros de Maceió. O pecuarista Aluysio Righetti decidiu se capacitar no Mais Pasto para administrar as fazendas onde a família investe há quase 70 anos. Agora, ele colhe os resultados da capacitação.

“Uma das fazendas era mais avançada, já bem dividida, bem cuidada. Outras duas estavam precisando de algumas coisas. Depois do Mais Pasto, veio a limpeza da fazenda, redivisão, plantio, mudança de capim, e tudo isso deu uma melhorada muito boa”, afirma.

Fale Conosco Via Whatsapp