Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional em Alagoas (SENAR/AL) em parceria com indústrias do Estado, o Programa Jovem Agricultor Aprendiz é um curso de capacitação voltado para a comunidade jovem que busca a formação profissional por meio do ensino de práticas agrícolas.

De acordo com Graziela Freitas, da coordenação pedagógica do SENAR Alagoas, o curso oferece diversas vantagens para o jovem participante e beneficia não apenas filhos de funcionários das empresas parceiras, mas também de toda a comunidade. “São cursos com carga horária flexível, em que o aluno recebe um auxílio durante toda a qualificação. Eles recebem todos os direitos que um trabalhador normal, pois são contratados como menor aprendiz”, acrescentou Graziela.

Atualmente, o SENAR/AL capacita uma turma de 14 jovens no curso de mecanização agrícola em parceria com a Usina Triunfo, no município de Boca da Mata. Com tem 800 horas, o curso começou em fevereiro e segue até o mês de julho. A capacitação é dividida em duas partes: 400 horas entre teoria e prática, ministrados pelo SENAR e 400 horas em trabalho realizado dentro da usina.

Os cursos do programa Jovem Agricultor Aprendiz acontecem desde 2012. No dia 3 de junho será a vez do município de Arapiraca receber a capacitação na área de avicultura.