O Senar Alagoas encerra o ano de 2023 com a realização de 1.464 ações em todo o estado. A instituição atendeu 257 grupos de ATeG das mais variadas cadeias produtivas, num total de 7.710 propriedades rurais visitadas pelos técnicos de campo. Mais de 3,9 mil pessoas foram beneficiadas pelos programas especiais, entre eles o Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural.

Os dados fazem parte do balanço divulgado pelo Sistema Faeal / Senar Alagoas esta semana. Por todo o estado, foram mais de 30 mil produtoras e produtores rurais beneficiados ao longo deste ano por alguma ação desenvolvida pelas duas instituições, incluindo jovens aprendizes e trabalhadores ligados ao setor do agronegócio.

Um total de 11.656 alunos participaram dos cursos de Formação Profissional Rural e outros 3.394 alunos participaram dos cursos de Promoção Social. Também foram construídas 16 novas barragens subterrâneas no Agreste e Sertão de Alagoas, beneficiando um universo de 240 famílias das regiões mais quentes do estado. A tecnologia permite a captação de água visando suprir o produtor durante os períodos mais longos de estiagem.

No caso da ATeG, os produtores rurais recebem visitas mensais dos técnicos do Senar durante dois anos para grupos com até 30 propriedades. Já os cursos de Formação Profissional Rural qualificam o produtor e trabalhador rural para um melhor desempenho nas suas ocupações, com foco nas áreas de agricultura, pecuária e agronegócio.

Os cursos de Promoção Social são voltados para o desenvolvimento social e econômico da família do produtor e trabalhador rural. Também foram formados mais de 1 mil alunos no Curso de Informática Básica.

Os programas Saúde do Homem e da Mulher Rural também superaram as expectativas para o ano de 2023. Mais de 3 mil pessoas foram atendidas pelos dois programas, que têm como foco a prevenção ao câncer de colo de útero e ao câncer de próstata. Nessas ações, o Senar/AL leva para os municípios uma série de exames, como o de citologia para as mulheres e os de PSA e toque retal para os homens. Este ano, o exame de mamografia também foi incluído no programa.

Dados foram apresentados durante reunião no Senar, em dezembro passado

O desempenho registrado pelo Sistema Faeal / Senar Alagoas nos últimos anos foi destacado pelo presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins. “O Senar Alagoas é hoje, sem sombra de dúvidas, um modelo para o Brasil”, afirma.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, comemora os números registrados pelo Senar em 2023, que teve um crescimento de mais de 10 mil atendimentos em comparação ao ano passado. Ele destacou ainda o ótimo desempenho do setor agropecuário do estado, que iniciou 2023 com crescimento de 18,8%. Os indicadores do setor puxam a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas em 6,9% para este ano.

“Esses números mostram a magnitude da importância do agronegócio para a economia alagoana, formado por produtores rurais que não se curvam diante dos desafios e buscam sempre investir nas suas atividades. O resultado disso é uma elevação da produção, refletindo nos números com um desempenho excelente. Com todo o respeito aos demais setores, mas os dados mostram a força que a agropecuária tem na formação do nosso PIB”, destaca Álvaro Almeida.

“Chegamos ao final de 2023 com a certeza de termos atendido as demandas dos produtores rurais dos quatro cantos de Alagoas, levando assistência técnica e gerencial, aprendizado, capacitação e qualificação de mão de obra para o campo. Em 2024 vamos fazer muito mais. Que o próximo ano seja repleto de realizações para todos aqueles que fazem o agronegócio alagoano”, completa.

Entre as ações da Faeal realizadas este ano e que merecem destaque estão o oferecimento de assistência jurídica aos produtores rurais, contratação de topógrafo para auxiliar em questões ambientais, participação em reuniões sobre combate à aftosa e Peste Suína Clássica (PSC), apoio a ações ligadas ao Canal do Sertão e presença nos lançamentos da pedra fundamental da nova unidade da Embrapa em Alagoas e da fábrica da empresa Natville.

Kelmenn Freitas
Analista de Comunicação
Fones: (82) 3217-9800 / 9818

Recommended Posts