O Senar Alagoas marcou presença no VI Congresso Brasileiro de Palma e Outras Forrageiras para o Semiárido, realizado em Montes Claros (MG), na semana passada. A superintendente adjunta Luana Torres e o gerente da ATeG, Sidney Rocha, participaram do evento que contou com palestras, Dia de Campo e muitas discussões sobre o desenvolvimento do semiárido nacional.

“Dentre as muitas palestras que nós assistimos, algumas foram muito marcantes, que foram relativas a estratégias de manejo de pasto e a palma forrageira como estratégia alimentar na produção de ruminantes. A gente gostou muito também da palestra que falou sobre o forrageiras para o semiárido, onde nós, aqui em Alagoas, temos uma URT, que fica lá em Monteirópolis, além de variedades e genética da palma forrageira”, conta Luana Torres.

“Nós tivemos até palestra sobre a cochonilha de escama. E teve também cozinha show, onde pratos com ingredientes regionais e a palma foram apresentados. Foi tudo muito interessante, um evento enriquecedor onde a gente pôde ver a realidade de um outro lugar, com relação às dificuldades que eles têm da implementação da forrageira e das Unidades de Referências Tecnológicas”, completa.

Durante o Dia de Campo, que recebeu o nome de Palma Day, os participantes do congresso conheceram várias estações que abordavam temas diferentes. Uma delas falava sobre o capim buffel como alternativa de gramínea forrageira para o semiárido. Outras estações tratavam sobre pecuária sustentável, Rede Palma e colheita mecanizada de palma forrageira. Toda a visita ocorreu na URT da cidade de Montes Claros.

Kelmenn Freitas
Analista de Comunicação
Fones: (82) 3217-9800 / 9818

Recommended Posts