O programa de barragens subterrâneas do Senar Alagoas foi destaque durante a oficina do projeto GuardeÁgua, realizada pela Embrapa no campus do Ifal – Santana do Ipanema.

A superintendente adjunta Luana Torres falou sobre o programa, destacando principalmente como essas barragens têm mudado a vida de muitas famílias alagoanas do interior do estado, que agora possuem água para melhorar suas atividades produtivas.

“Também falamos sobre a importância da informação, de como a barragem subterrânea funciona, já que a água coletada no período de chuvas volta para o solo no período de estiagem e, por isso, muitos desacreditam da tecnologia pelo fato da água não ficar 100% do tempo aparente no poço”, explica.

“No entanto, é preciso mostrar à população como a área ao redor dessas barragens está sempre produtiva e com tudo verde em meio ao calor excessivo e altas temperaturas do médio e alto Sertão”, completa ela.

A criação do mapa de zoneamento para construção das barragens também foi discutida com alguns parceiros durante a oficina.

O gerente da ATeG do Senar Alagoas, Sidney Rocha, e os técnicos de campo Gilberlandia Ferro e Fernando Vieira, responsáveis pela construção das barragens subterrâneas, também participaram do evento, que contou ainda com produtores rurais já contemplados com a estrutura.

Kelmenn Freitas
Analista de Comunicação
Fones: (82) 3217-9800 / 9818

Recommended Posts